segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Copa do Rei: A tradição de Bilbao confronta a sensação de Miranda de Ebro

http://www.athletic-club.net/fotogaleria/galeria43563.jpg
Por Lucas Valério – Nesta terça-feira, 31 de janeiro, terá início o escrever de mais um capítulo histórico no futebol. O confronto entre Athletic de Bilbao e Mirandés pelas semi-finais da Copa do Rei da Espanha marca o encontro entre opostos no cenário hispanico e pode marcar a grafia nas páginas do esporte assinadas por um conjunto modesto, localizado na pequena cidade de Miranda de Ebro.

Pela primeira vez em uma semi-final tão importante, o Mirandés surpreendeu o mundo e já conquistou a Espanha, onde milhões de adeptos ao futebol vestirão a camisa da equipe nesta reta final da Copa. ‘Los japatos’, como são conhecidos, eliminaram Villarreal, Racing Santader e Espanyol antes de alcançar o feito que terá o apito inicial às 19h (horário de Brasília). No último duelo, a história foi ainda mais literária, épica e definida com um gol de Cesar Caneda aos 48 minutos do segundo tempo, eliminando assim o Espanyol. O tento manteve o sonho de chegar ao Mestalla na final, palco escolhido para a final independente de ser contra os donos da casa Valencia ou diante do poderoso Barcelona.

Esta é a melhor campanha do Mirandes, líder da terceira divisão espanhola, desde 2004/2005, quando chegaram à fase de 16-avos da competição. Já o Athletic de Bilbao é um expert na competição mais antiga da Espanha. São 24 conquistas e outras 12 finais em que terminou como vice-campeão, número que o colocada como segundo maior vencedor do torneio, com uma taça a menos que o Barcelona e seis a mais que o Real Madrid. Porém a última conquista bilbaína ocorreu em 1984 e os comandados de Marcelo Bielsa sabem que a fanática torcida basca deseja demais este troféu.



Fernando Llorente, autor de três gols na vitória sobre o Rayo Vallecano no final de semana é a grande esperança de gols do Athletic. O único problema clínico de Bielsa é Javi Martinez, que depende ainda de um exame médico para saber de reúna condição de jogo. Caso não seja aprovado, o jovem Jon Aurtenetxe deve iniciar a partida no Estádio de Anduva, caldeirão que mantém o Mirandés invicto na temporada como mandante e que será o grande aliado para que a equipe sensação na Espanha alcance a inesperada, mas cada vez mais provável final no Mestalla no próximo dia 25 de maio.

0 comentários:

Postar um comentário